Pular para o conteúdo

Nilton do Sindpol pede união dos deputados para reverter demissões na Codesaima

Mais de 80 servidores da companhia estão de aviso prévio; parlamentar alerta que no futuro, mais trabalhadores podem ser demitidos

O deputado Nilton do Sindpol (Patriota) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta quinta-feira (28) para pedir aos demais parlamentares que se unam para resolver a situação dos servidores do Estado, em especial dos 88 funcionários da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) que estão cumprindo aviso prévio.

As galerias do plenário Deputada Noêmia Bastos ficaram lotadas por servidores tanto da Administração Direta quanto Indireta. “Quero pedir aos meus pares que se aprofundem nesta questão, pois estamos falando de pais e mães de famílias, principalmente da Codesaima, que estão querendo demitir pela falta de planejamento e irresponsabilidade dos governos anteriores”, disse.

Nilton ressaltou que mesmo existindo uma Comissão Especial para tratar dos casos específicos envolvendo a Cerr (Companhia Energética de Roraima), a Codesaima e os servidores das empresas terceirizadas, é preciso que todos os parlamentares se sensibilizem com a causa para não permitir que os trabalhadores sejam penalizados.

“Temos que analisar cada variável dessa situação e esgotar uma discussão, para que a gente não permita que esses 88 servidores, que no futuro podem ser bem mais, percam seus empregos”, reforçou.

Nilton analisou como um contrassenso as decisões da direção da Codesaima, que em plena crise, arranjou recursos para reformular a estrutura física da empresa. “O interventor da Codesaima adquiriu imóveis e alugou um prédio novo. Em tudo isso vai dinheiro. O presidente recebe mais de R$ 20 mil por mês e não é concursado. Enquanto isso, os salários dos que estão na eminência de serem demitidos varia entre mil a dois mil reais”, disse.

Compartilhando da mesma posição, o deputado Jorge Everton (MDB), disse que apesar de não fazer parte da Comissão Especial, solidariza-se com a dor servidores. “Estou aqui pronto para ajudar. Entendo a situação difícil do governo que precisa tirar Roraima dessa crise, mas não podemos sacrificar os nossos servidores, que entraram por meio da meritocracia”, afirmou.

O parlamentar acredita que o caminho para resolver esse impasse está na Lei Orçamentária Anual (LOA), que está em discussão. “A solução é um orçamento justo, atento às demandas tanto dos servidores, quanto de toda a população do nosso Estado. Não será demitindo e cortando os salários que vamos resolver a crise no Estado”, reforçou.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Jader Souza, Alex Paiva e Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas