JIU-JÍTSU – Evento de graduação de faixas reúne 30 atletas do programa Abrindo Caminhos

Além das técnicas de luta, alunos aprendem valores como respeito e disciplina, o que contribui no relacionamento familiar e melhora rendimento na escola

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

O programa Abrindo Caminhos realizou na tarde desta quinta-feira (13) uma solenidade para graduar 30 atletas do jiu-jítsu, com idades de 5 a 17 anos. Foram graduados 12 alunos para a faixa amarela, 11 para a cinza, cinco para a laranja, uma verde e uma faixa azul.

A festa contou com a participação dos pais e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (Solidariedade). Todos receberam certificados. “Esse é um momento de alegria para os pais, alunos e também uma grande satisfação para o Poder Legislativo. Espero que todos continuem firme, buscando novas graduações e fazendo com esse esporte cresça ainda mais no Estado”, disse o presidente.

O aluno Hiago Aniceto, de 9 anos, morador do residencial Vila Jardim, no Cidade Satélite, foi um dos graduados. Ele já conquistou mais de dez medalhas em campeonatos representando o programa e resumiu o que sentiu em poucas palavras. “Fiquei muito feliz”. O interesse pelo esporte surgiu após ver pela televisão que havia inscrições abertas no início das atividades do programa Abrindo Caminhos, em novembro de 2016.

A mãe dele, Nilcely Aniceto, comemorou a conquista e conta que o comportamento do filho mudou, e que ele melhorou em tudo. “Muitos acham que o jiu-jítsu vai deixar a criança agressiva, mas é o oposto. Meu filho aprendeu regras, a ter limites, a respeitar os outros, além de melhorar na escola”, declarou.

O professor Bruno Romão explicou que o significado da graduação está relacionado ao esforço e comprometimento de cada atleta. “A graduação representa a evolução no esporte, um passo a frente. Todo o treino e participação em campeonatos são somados, e é a somatória dos dados positivos que faz a graduação”.

A coordenadora do programa Abrindo Caminhos, Viviane Lima, ressaltou que presenciar a satisfação dos alunos e dos pais é motivo de muito orgulho para todos os integrantes do programa.  “Isso é o resultado de um trabalho feito por uma equipe multidisciplinar dedicada. Esse resultado é a certeza de que tudo que a gente vem plantando está dando certo”.

ABRINDO CAMINHOS – O Abrindo Caminhos é um programa da Assembleia Legislativa de Roraima que oferece atividades extracurriculares, no horário oposto ao escolar, e que contribuem com o desenvolvimento social, econômico, cultural e educacional das crianças e dos adolescentes.

O programa social oferece à população aulas de balé, jiu-jítsu, futebol, informática, coral, jazz, teatro e ginástica rítmica. As modalidades também são disponibilizadas nos núcleos da Assembleia Legislativa no interior do Estado. As atividades entraram em recesso e serão retomadas a partir do dia 7 de fevereiro 2019.

MARILENA FREITAS