ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – Núcleo em Alto Alegre encerra ano com mais de 5 mil pessoas atendidas

No município são ofertadas atividades nas áreas de esportes e artes pelo programa Abrindo Caminhos e atividades educacionais pela Escola do Legislativo

Foto: Alex Paiva/SupCom ALE-RR

O II Recital de Natal do Núcleo da Assembleia Legislativa em Alto Alegre, a 95 quilômetros da Capital, reuniu pais, amigos e familiares de estudantes inscritos nas atividades dos programas Abrindo Caminhos e Escola do Legislativo, na noite desta quinta-feira (13). Tanto a população da sede quanto de comunidades vizinhas participam das atividades e, ao todo, mais de 5 mil pessoas foram atendidas no município.

Vitória de Souza Pereira tem 8 anos e faz balé há um ano pelo programa Abrindo Caminhos. O gosto pela dança fez com que ela não parasse, mesmo tendo um problema de saúde. “Acho muito divertido, a professora é legal”, disse a garota ao reforçar a pretensão em continuar na dança e aprender informática no próximo ano.

Ao menos três vezes por semana a menina, juntamente com a mãe, sai de casa em uma chácara próxima a sede para participar das aulas. A dona de casa Simara de Souza lembra que em 2017, ao conhecer a instituição, não perdeu tempo. “Corri para garantir logo a inscrição dela porque eu faço de tudo por eles [os filhos]”, frisou.

E desde então, acrescentou a mãe, o desenvolvimento da menina melhorou a cada dia de ensaio. “Acho muito bonito e gostei demais do desenvolvimento dela”, contou ao recordar da primeira apresentação da garota no natal de 2017.

Na programação de encerramento das atividades deste ano foi realizado um torneio de futebol durante a tarde, e à noite houve apresentação de ginástica rítmica, espanhol, violão, coral e a graduação e troca de faixa de alunos de jiu-jitsu. Um dos 24 atletas graduado foi o estudante William Magalhães Monteiro, de 18 anos. “Foi um momento de honra para mim. O Núcleo tem ajudado muito as crianças a saírem das ruas e terem algo para fazer”, complementou.

Este ano foi de avanço para o município, destacou o coordenador do Núcleo em Alto Alegre, Francisco Kleber, pois houve extensão das atividades para as comunidades indígenas do Raimundão e Sucuba. No total, mais de cinco mil crianças, jovens e adultos participaram de cursos nas áreas de informática, inglês, espanhol, zumba, ginástica rítmica, coral, violão, futebol, jiu-jitsu. Além disso, houve ainda a disponibilização de oficinas de capacitação, cursos preparatórios e voltados a qualificação profissional.

“Tivemos um ano muito produtivo na sede e no interior. É um ano que vai deixar muita saudade, pois a Assembleia aproximou o Poder Legislativo da população”, pontuou o coordenador.

YASMIN GUEDES