Pular para o conteúdo

Novos voluntários fazem atendimento em serviço de prevenção ao suicídio

Centro de Valorização da Vida conta com o apoio de colaboradores para promover atendimentos 24 horas

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

O Centro de Valorização da Vida (CVV), que disponibiliza apoio emocional para prevenção ao suicídio, atende em média 50 ligações por plantão, pelo número 188. Esse atendimento é feito atualmente por 17 voluntários, 12 oriundos de uma seleção feita em setembro. Os novos colaboradores já estão em fase de testes nos atendimentos.

A coordenadora local do CVV, Elizabete Brito, explicou que os novos voluntários estão no plantão, mas sendo diretamente monitorados. Dentro de 90 dias haverá uma troca de experiências, para que eles falem sobre suas vivências dentro do plantão. Essa triagem final permitirá adequar cada voluntário de acordo com aptidões e habilidades de cada um, para saber se eles realmente têm perfil para serem plantonistas. “Eles podem optar em ficar no plantão ou serem apenas voluntários no serviço de apoio”, explicou.

O número 188 é um serviço gratuito que abrange todo o território nacional. Os plantonistas em Boa Vista podem atender ligações de todo o Brasil. “Nem sempre uma pessoa de Boa Vista que liga para o CVV será atendida por um plantonista de Boa Vista. Essa ligação poderá cair em qualquer outra unidade da Federação”, esclareceu, ao salientar que o atendimento é totalmente sigiloso.

O serviço prestado pelo CVV funciona todos os dias, das 7h às 23h. Cada voluntário tem um plantão por semana. “Ainda não temos no Estado o plantão corujão, que vai das 23h até às 7h, mas a meta é implantarmos. No ano que vem vamos fazer mais seleção de voluntários”, disse.

Elizabete salientou que o Centro atende todas as faixas etárias, mas que há um índice significativo de atendimentos a idosos e adolescentes. Há também quem procure o CVV apenas para relatar um momento de felicidade.

“É importante informar que não só procura o CVV aquelas pessoas que estão desesperadas, querendo cometer um suicídio. Tem pessoas que ligam para contar suas vivências, dizer que estão felizes porque um filho se formou, e que até fez um bolo. Elas querem compartilhar com alguém. São várias histórias”, afirmou.

CVV – Em Roraima o Centro de Valorização da Vida funciona com a parceria da Assembleia Legislativa de Roraima por meio da Procuradoria Especial da Mulher, que cede o espaço para ponto de apoio, localizado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 193, próximo ao Hospital Coronel Mota. Os interessados podem buscar mais informações no site https://www.cvv.org.br.

MARILENA FREITAS

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas