Pular para o conteúdo

Projeto da LOA 2019 entra em apreciação na Assembleia Legislativa

Casa deve entregar o projeto votado ao Poder Executivo até o dia 30 de dezembro

 

Foto: SupCom ALE-RR

 

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), considerada uma das mais importantes para o Estado, já começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A legislação define os investimentos para 2019 em áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura, entre outras demandas. O orçamento previsto para 2019 em Roraima é de R$ 3.897.412.712, 7% maior que o deste ano.

O projeto foi recebido pela Assembleia no dia 29 de setembro, e está sendo analisado pela Comissão de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle, e também pela Assessoria de Planejamento da Casa. Serão realizadas reuniões para discutir e elaborar a proposição de emendas.

Na primeira reunião haverá a escolha do relator. Após isso, será aberto o prazo de dez dias para os parlamentares apresentarem as emendas individuais, ou seja, propostas por meio das quais os deputados podem interferir na alocação de recursos públicos. Tais emendas podem acrescentar, suprimir ou modificar determinados itens do projeto de lei orçamentária enviado pelo Executivo.

A Casa deve entregar o projeto votado ao Poder Executivo até o dia 30 de dezembro. “Caso a LOA não seja aprovada até o prazo estabelecido, vigora a Lei Orçamentária do ano passado, com acréscimo e ajustes, até que a situação seja resolvida”, esclareceu o superintendente legislativo, Júnior Vieira.

ORÇAMENTO – O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal, composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a LOA.

O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo por quatro anos. Já a LDO é elaborada anualmente para apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da LOA, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.

Já a LOA é o orçamento propriamente dito. É nela que os governos municipais, estaduais e federal estimam as receitas e fixam as despesas, ou seja, quanto espera receber e onde será aplicado o recurso que será gasto.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas