Pular para o conteúdo

COMUNIDADES INDÍGENAS – Profissionais de saúde são treinados para combate à violência doméstica

Participantes levarão para as áreas indígenas informações sobre as leis Maria da Penha e do Feminicídio e serviços disponibilizados pelo Chame

 

Foto: Lucas Almeida /SupCom ALE-RR

 

Para atuar no combate à violência contra mulheres em comunidades indígenas, a equipe do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) ministrou uma palestra para 50 funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) e da Casa de Saúde Indígena (Casai) nesta terça-feira (1).

A palestra foi ministrada por uma equipe composta por psicóloga, advogada e assistente social. As mulheres tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio e serviços disponibilizados pelo centro.

Segundo a advogada do Chame, Fabiana Baraúna, a intenção é que os profissionais que participaram do encontro levem as informações para as comunidade, para ajudar mulheres em situação de violência. “Há muitos casos de violência doméstica nas comunidades indígenas, pois muitas mulheres não têm acesso a informação e desconhecem os seus direitos”, explicou.

A enfermeira Juliane Alves trabalha há um ano na comunidade Araçá, situada no Amazonas, onde dos 360 habitantes, 60% são mulheres. “As informações que aprendi nesta palestra, serão repassadas aos funcionários indígenas, que fazem a tradução para a língua materna, desta forma a população vai aprender mais ainda sobre o direito da mulher”.

A responsável técnica do programa Saúde da Mulher, Gerliane Souza, relatou que a palestra foi solicitada como parte da programação Outubro Rosa. “A palestra é uma forma de orientar e empoderar as mulheres sobre seus direitos, para ajudar quem esteja passando por essa situação”.

CHAME – O Chame é vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima por meio da Procuradoria Especial da Mulher. A unidade funciona na rua Coronel Pinto, 524, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-095-0047. Por telefone, as vítimas podem solicitar atendimento ainda por meio do ZapChame (98402-0502) que funciona 24 horas, todos os dias e atende pessoas tanto da Capital quanto do Interior.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas