Pular para o conteúdo

SEGURANÇA – Comunidades indígenas recebem orientações sobre seus direitos e deveres

Ação faz com que cidadãos tenham um olhar diferenciado para as situações enfrentadas pela comunidade

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

Para evitar que direitos de cidadãos indígenas sejam violados por falta de informação, a Assembleia Legislativa de Roraima realizou o projeto Capacitação Legal, para levar orientações sobre direitos básicos, principalmente no que diz respeito à segurança. A equipe da Procuradoria Especial da Mulher retornou na manhã deste sábado (29) à Comunidade da Ilha, localizada na Zona Rural de Boa Vista, para encerramento da ação que, segundo os moradores, já rendeu resultados positivos.

O projeto foi realizado em parceria Grupo de Segurança Comunitária Indígena da região, e repassou conhecimentos sobre as legislações estadual e federal. A ação na comunidade foi um pedido do presidente do Conseg (Conselho de Segurança Comunitário), Luiz Magalhães. Ele explicou que desde a realização do curso, no mês de março, já foi possível identificar e solucionar ocorrências com mais facilidade.

“Antes, estávamos sem o apoio de ninguém e depois do curso conhecemos mais sobre as leis. Vamos continuar trabalhando para melhorar, iremos solicitar mais cursos, para ficarmos sempre capacitados”, afirmou o presidente.

Entre as 14 pessoas que participaram do curso na comunidade, estava a dona de casa Antônia Oliveira da Silva. O que mais chamou a atenção dela foram as orientações sobre os direitos da mulher. “Pretendo aplicar o que me foi repassado incentivando as mulheres sobre seus direitos, porque algumas estão sofrendo violência, mas não denunciam e ficam caladas. A gente tem que conversar e incentivar elas à denunciarem e não sofrerem sozinhas”, ressaltou.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico, Socorro Santos, o projeto Capacitação Legal empodera as comunidades indígenas, fazendo com que todos tenham um olhar diferenciado para as situações enfrentadas.

“É importante trabalhar levando a informação, para que todos possam fazer a diferença em qualquer lugar que estejam. A violência não pode ser naturalizada, para que não haja a violação de direito contra a pessoa”, concluiu.

COMUNIDADES – O encerramento do projeto Capacitação Legal contou com a entrega de certificados aos membros da Segurança Comunitária das comunidades da Ilha, São Marcos e do Milho. Na próxima segunda-feira, dia 1º, a equipe da Procuradoria Especial da Mulher estará na comunidade Napoleão, no município de Normandia, para entregar mais certificados.

 

JÉSSICA SAMPAIO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas