Pular para o conteúdo

PROCON ASSEMBLEIA – Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações

Quase metade das queixas registradas na instituição é referente a problemas com operadoras de serviços telefônicos

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

Há pelo menos três anos as operadoras de telefonia em Roraima lideram a lista de reclamações no Procon Assembleia. Conforme o órgão de defesa do consumidor do Poder Legislativo, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 705 queixas contra estas empresas, o que representa 45% do total de 1.569 atendimentos.

O segundo lugar é ocupado por empresas de serviços financeiros (empréstimos consignados, operadoras de cartão, bancos) com 457 reclamações e o terceiro lugar é para aquelas que prestam serviços privados (escolas particulares, clínicas, lojas e outras), com 303 queixas.

Ainda de janeiro a agosto deste ano, os meses em que mais se registraram reclamações contra empresas de vários segmentos foram: janeiro, com 229 queixas; maio, com 226, e março e julho com 214 denúncias.

O advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, explicou que quanto mais o fornecedor e consumidor estiverem conscientes de seus direitos e deveres, melhor será para se manter as boas relações de consumo. “Isso faz, inclusive, com que se reduzam as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, porque as duas partes se entendem sem precisarem chegar ao Procon ou até mesmo à Justiça”, ressaltou.

Para esse entendimento entre empresa e consumidor, Weber afirmou que o trabalho constante que o Procon Assembleia realiza vem surtindo efeitos. “Temos recebido muitas solicitações de empresas para que ministremos palestras sobre os direitos do consumidor para os funcionários e até mesmo os patrões e gerentes participam. Isso é muito importante”, destacou.

O Código de Defesa do Consumidor completa 28 anos neste mês, e embora cada vez mais consumidores estejam informados, a maioria ainda desconhece seus direitos. “Temos ido a várias empresas e percebo que tem havido uma melhora e um dos motivos é a divulgação do direito do consumidor”, contou o advogado.

Weber ressaltou que o Procon Assembleia está realizando diversas ações para fazer valer na prática o slogan ‘Procon mais perto de você’, em parceria com instituições como OABRR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima), TJRR (Tribunal de Justiça), DPE (Defensoria Pública), associações de bairro, campanha de orientação para datas comemorativas.

O Procon Assembleia está localizado na rua Agnelo Bittencourt, 216, Centro. Para mais informações, pode ligar no telefone 4009-4826, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 ou ainda pelo endereço eletrônico proconassembleia@al.rr.leg.br.

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas