Pular para o conteúdo

SETEMBRO AMARELO – Chame promove discussão sobre suicídio com alunos de escola particular

Assuntos como bullying, depressão e ansiedade foram abordados durante o bate papo com crianças e adolescentes

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio e para chamar atenção da sociedade para o assunto, que ainda é tabu, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) está ministrando palestras sobre o tema até o fim do mês na Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria).

Na manhã desta sexta-feira (21) alunos dos 6° e 9° ano participaram do bate papo ministrado pela psicóloga Adriana dos Prazeres, que usou dinâmicas para abordar assuntos como depressão, bullying e ansiedade.

Aos 12 anos, a estudante Hanna Manon explicou que já vivenciou de perto situações na qual amigas disseram que já pensaram em suicídio. Ela explica que tratar sobre assunto, principalmente na escola, é uma forma de evitar uma tragédia. “Eu acho importante iniciativas como essa para ajudar a todos se sentirem melhores e procurarem ajuda. Palestras em ambientes escolares são necessárias porque é um lugar onde vivenciamos bem de perto situações que podem ocasionar o suicídio”, destacou.

As formas de prevenção ao suicídio chamaram atenção do estudante Luiz Cruz, de 13 anos. “Durante a conversa a gente aprende sobre várias coisas que podem levar ao suicídio, mas também como as pessoas podem se prevenir. Por exemplo no bullying, aprendemos a nos controlar em determinadas situações”.

Conforme a coordenadora do Sesi, Fernanda Nascimento, a escola trata sobre o tema durante o ano todo e quando casos são identificados na unidade, é feito um acompanhamento com a família e psicólogos. “Nós já detectamos vários casos de alunos e temos uma preocupação grande com relação a isso, então alertamos e fazemos o acompanhamento familiar junto aos psicólogos”, relatou.

A psicóloga do Chame, Adriana dos Prazeres, abordou o assunto de uma maneira descontraída, para prender a atenção dos alunos. “Aqui é um tipo de abordagem onde a gente precisa de uma temática diferente, educativas, não focando muito nas questões negativas, mas fazendo eles pensarem um pouco sobre essa situação que é uma realidade nessa faixa etária”, destacou.

Na próxima semana a palestra será realizada no período da tarde, das 16h às 17h, para os alunos do 6° ao 9° ano. Interessados nas palestras do Chame podem procurar informações diretamente no órgão, que funciona na rua Coronel Pinto, 524, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-095-0047.

 

JÉSSICA SAMPAIO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas