Pessoas com deficiência conquistam espaço no mercado de trabalho

No dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, cenário mostra que inclusão ainda é um desafio; em um universo de 95 mil pessoas com deficiência, apenas 500 foram contratadas

Foto: Reprodução/TV Assembleia

Vera Lúcia perdeu a visão aos 15 anos, mas isso não lhe impediu de correr atrás dos seus sonhos e hoje é psicóloga, servidora pública, escritora e presidente da Advir (Associação dos Deficientes Visuais de Roraima). Ela relembra que estas conquistas foram graças ao apoio da família.

“Quando eu morava no interior do Paraná, para terminar os estudos do Ensino Médio, minha mãe me acompanhava nas aulas da noite, mesmo trabalhando o dia todo. Teve todo esse sacrifício e esforço”.

Ela passou no concurso público da Assembleia Legislativa de Roraima e do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ-RR), onde trabalha há 22 anos. Para inspirar pessoas com deficiência, Vera escreveu o livro “Enxergando o Sucesso com as Mãos” que conta histórias de superação na vida pessoal e profissional.

“Não devemos excluir as pessoas com deficiência. A gente muda essa realidade por meio da sensibilização, e dando oportunidade para que elas demonstrem a sua capacidade”.

As estatísticas demonstram que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é um desafio e que casos como o de Vera ainda são minoria. De acordo com o último censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Roraima possui 95 mil pessoas com deficiência motora, auditiva, visual, mental ou intelectual.

Mas quando levamos esses dados para o mercado de trabalho, o cenário se torna preocupante, pois, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho, em 2016 apenas 500 pessoas foram contratadas, enquanto no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Roraima, constam 1.230 empresas aptas para contratarem estes profissionais.

“Para mudar essa realidade temos feito ações de sensibilização e fiscalização das empresas que possuem mais de 100 servidores e que podem contratar”, explicou a auditora fiscal do trabalho, Thaís Castilho.

Conforme a Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991, as empresas que possuem mais de 100 funcionários devem contratar pessoas com deficiência, aumentando a participação e a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. “Ainda existe essa resistência por parte das empresas. A maior parte contrata apenas porque são obrigadas pela lei”, disse Thaís.

LEIS – A Assembleia Legislativa de Roraima tem feito o possível para trazer dignidade e qualidade de vida para as pessoas com deficiência em Roraima. Entre os direitos garantidos por lei estão: o passe livre à pessoa no transporte intermunicipal de passageiros; o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no âmbito estadual; preferência na aquisição de unidades habitacionais; tarifa social de água, e a criação do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

VANESSA BRITO