Pular para o conteúdo

TRÁFICO HUMANO – Palestras ajudam profissionais a identificar aliciamento em escolas

Educadores têm papel importante na prevenção de crimes contra crianças e adolescentes

 

Foto: Alfredo Maia/SupCom ALE-RR

Professores, equipe gestora e de apoio pedagógico da escola Estadual Lobo D’Almada, no Centro de Boa Vista, são o alvo mais recente das ações do projeto “Educar é Prevenir”, do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A intenção é que o tráfico de pessoas seja discutido durante toda a semana na escola, para que tanto os alunos quanto os trabalhadores trabalhem na prevenção.

Nesta quarta e na quinta-feira (19 e 20), os professores discutirão o tema em sala de aula. A ação é realizada na escola desde o início da semana, quando a instituição recebeu na o material de trabalho, como banners, folders, vídeos e outros recursos. Já na terça-feira (18), os servidores foram capacitados sobre o tema. Na sexta-feira, a partir das 16h, haverá uma roda de conversa com a participação de membros da rede de proteção.

A professora Antônia Gomes Nascimento participou do treinamento e contou que a partir de agora estará mais atenta às conversas dos estudantes. “Como eu trabalho em sala de leitura, um local bem visitado, eles estão sempre ali conversando, dá para observar, ficar mais alerta”.

Para ela, o que mais chamou a atenção foi o tipo de abordagem às pessoas vulneráveis ao tráfico de pessoas. “Existem pessoas que vão à escola para aliciar alunos e estão camuflados entre os demais, observar quem pode ser um ponto vulnerável”, finalizou a professora.

Na capacitação, o coordenador do projeto “Educar é Prevenir”, Felipe Ramos, apresentou os tipos de tráfico de pessoas e as consequências deste tipo de crime na sociedade. “Além das modalidades, falamos sobre a Lei nº 13.344/16 que versa sobre prevenção e repressão ao tráfico interno e internacional de pessoas e as medidas de atenção às vítimas, além do papel do educador frente a uma vítima de tráfico de pessoas”, acrescentou Ramos.

Informações como estas, segundo a gestora escolar Elionete da Costa, são essenciais para proteger alunos e servidores de possíveis criminosos. Ela afirmou que uma das medidas de segurança da instituição é liberar o estudante somente mediante autorização dos pais. “É um tema importantíssimo e que realmente tem que ser bem divulgado tanto para o jovem, quanto para a família e para comunidade escolar”.

YASMIN GUEDES

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas