Pular para o conteúdo

CHAME orienta mulheres evangélicas sobre violência doméstica

As mulheres foram alertadas e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre seus direitos

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

A violência doméstica atinge as mulheres independentemente de idade, cor, nacionalidade, condição social ou religião. Para ajudar a mudar essa realidade, a equipe do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) ministrou uma palestra para 70 mulheres do Instituto Povo de Deus. A programação foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado (15).

A palestra foi conduzida pela equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social. As mulheres tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre a lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, violência doméstica e o serviço disponibilizado pelo Chame.

Segundo a assistente social do Chame, Suzana França, a necessidade de realizar a palestra foi ao detectar que muitas vítimas de violência doméstica, atendidas pelo Chame são as evangélicas. “De acordo com os dados do ano passado, 40% são mulheres evangélicas, que foram agredidas pelos maridos de forma verbal e física”.

A programação foi realizada pelo Instituto Povo de Deus, que reúne várias igrejas evangélicas do Estado de Roraima. “Essa parceria com o Chame têm ajudado muitas mulheres a se libertarem desse ciclo de agressões”, explicou a diretora geral do Instituto, Leila Andrade.

Uma das participantes, Zetti Ferreira, de 54 anos, alerta que a mulher que estiver passando por essa situação deve quebrar o silêncio e denunciar o crime. “É preciso ter coragem, a mulher precisa esquecer os julgamentos e buscar ajuda”.

Para a Generanda Batista, 50 anos, a palestra é uma forma de ajudar as mulheres a conhecerem os seus direitos para que assim possam deixar de lado o medo e procurarem ajuda. “Já presenciei situações de violência dentro de casa, principalmente as brigas dos meus pais, por conta da bebida alcoólica. Acho essa ação importante para nós”.

ATENDIMENTO – O Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, no primeiro semestre de 2018, atendeu 564 vítimas de violência doméstica.

O Centro funciona na rua Coronel Pinto, 524, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-095-0047. Por telefone, as vítimas podem solicitar atendimento ainda por meio do ZapChame (98402-0502) que funciona 24 horas, todos os dias e atende pessoas tanto da Capital quanto do Interior.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas