Pular para o conteúdo

ABRINDO CAMINHOS – Atletas de Iracema conquistam 12 medalhas em campeonato de karatê

Alunos estrearam em competições e tiveram destaque positivo

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

Com foco, persistência e treinamento, oito atletas do programa Abrindo Caminhos conquistaram 12 medalhas no 20° Campeonato Roraimense de Karatê, realizado neste sábado e domingo (15 e 16), no ginásio do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Esta foi a primeira vez dos atletas em uma competição deste porte.

Francisca da Silva, de 18 anos, conquistou ouro na categoria kumite, que é o combate em si, e o kata, uma luta individual com movimentos de ataque e defesa. “Não esperava ganhar, estava nervosa. Quando soube do resultado, foi uma felicidade total”.

Com 1 ano e 3 meses de treinamento, Cauã Rodrigues, de 15 anos, conquistou a medalha de prata nas modalidades kata e kumite. “Estou muito feliz, consegui ganhar com muito esforço, prática e aplicando o que aprendo nas aulas”.

O sensei Sebastião Soares explica que o resultado é fruto de determinação, disciplina e esforço dos alunos. Para alcançar essas conquistas, os atletas passaram por um treinamento de um ano. “No interior não há muita opção para essas atividades, logo o programa veio para ajudar a realizar os sonhos das pessoas que não podem se deslocar até a Capital”.

O Núcleo da Assembleia no município de Iracema possui 35 alunos de karatê, que faz parte do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima. A ação é voltada para crianças e adolescentes de baixa renda e atende a um total de 500 alunos em aulas de futebol, ginástica rítmica, coral, informática, inglês e espanhol.

CRESCIMENTO – A competição durou dois dias, e reuniu crianças, jovens e adultos da Capital, Interior, além do estado e país vizinhos Amazonas e Venezuela, totalizando 176 atletas. “Estamos presenciando o crescimento do karatê no Estado. Hoje temos vários atletas classificados para a final do Brasileiro”, explica o presidente da Federação Roraimense de Karatê, Oberlan Jones.

O presidente destaca que a prática desta modalidade afasta os jovens e os adolescentes da criminalidade. “O karatê possui uma filosofia de formar valores morais que vão nortear a vida da pessoa, seja na escola, trabalho ou na academia. As pessoas que treinam procuram seguir o caminho do bem, com respeito e humildade com o outro”.

 

 

Os atletas medalhistas do Abrindo Caminhos são:

 

Kauã Rodrigues – prata na modalidade kata e kumite.

Francisca da Silva – ouro na modalidade kata e kumite.

Erica Nascimento – prata na modalidade kata e kumite.

Robson Nakayama – bronze na modalidade kumite.

Clara Ferreira – prata na modalidade kata e kumite.

Felipe Gonçalves – bronze na modalidade kumite.

Joas Braga – prata na modalidade kumite.

Deivis Fernandez – prata na modalidade kumite.

  

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas