Pular para o conteúdo

Estudantes conhecem funcionamento da Assembleia Legislativa

Alunos visitaram a Casa na qual representantes da sociedade atuam para melhorar as condições de vida da população

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

A aula de História para duas turmas do 6º ano da escola estadual Monteiro Lobato foi realizada no plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima, na manhã desta quinta-feira (6). A instituição desenvolve o projeto “Conhecendo a Democracia” que mostrou um dos locais onde são tomadas decisões que afetam a vida da população do Estado.

Recepcionados pelo Cerimonial da Casa, os alunos percorreram os principais pontos do prédio do Poder Legislativo e, em seguida, receberam uma palestra sobre as atividades da instituição. Depois conheceram a estrutura da TV Assembleia (canal 57.3), da ilha de edição ao estúdio e os profissionais que trabalham no veículo.

Conforme a professora da disciplina de História da escola estadual Monteiro Lobato, Gisele Parente, dois momentos como esse foram agendados. Nesta quinta, os adolescentes apreciaram a parte estrutural da Casa para que na terça-feira (11), os estudantes acompanhem de perto a sessão ordinária. “O aluno precisa aprender a participar da política desde cedo, pois conhecendo como funciona, eles conseguirão se posicionar mais na questão da cidadania, a participar na questão dos direitos e dos deveres do cidadão”, frisou.

De todas as informações repassadas, a que mais chamou a atenção do aluno Marcos Vinícius dos Santos foi o funcionamento da TV Assembleia, além do plenário, visto por ele pela TV. “Achei legal o estúdio e esse espaço que já vi muito”, disse ao apontar para a Mesa Diretora. O colega de Vinícius, Mizael Araújo Sampaio, gostou da organização da Casa. “Aqui é muito organizado, cada um tem seu lugar específico para ficar”, complementou.  

VISITAS – Visitas como essa podem ser agendadas diretamente na Superintendência Geral da Assembleia Legislativa de Roraima por escolas que desejam saber mais sobre o Poder Legislativo. “É importante que desde pequeno a criança saiba como formou o Estado, como foi constituída a Assembleia, o papel da Assembleia Legislativa para o Estado”, frisou a cerimonialista, Silvia Macedo.

Segundo ela, a escola pode pedir uma palestra, além da visita aos setores da Casa ou à sessão ordinária. “Temos técnicos na Casa para dar palestras para as crianças e estamos de portas abertas para quem quiser conhecer o Poder Legislativo”, acrescentou Silvia.

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas