Pular para o conteúdo

Professores de coral dos núcleos da ALE-RR se qualificam em workshop

Instrutores de seis municípios se qualificam para ensinar os alunos a lerem partituras

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom-RR

 

Os professores responsáveis pelos corais nos seis núcleos da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) participam do Workshop Leitura Musical nesta segunda e terça-feira (3 e 4), realizado pelo Programa Abrindo Caminhos em parceria com o maestro Zacarias Fernandes.

A oficina de dois dias irá qualificar os instrutores para que, posteriormente, ensinem aos coralistas do Programa Abrindo Caminhos a ler partituras musicais. Esse é o terceiro circuito de treinamento, uma parceria com o projeto Amazônia em Coro, desenvolvido pelo maestro na região Norte.

 “A ideia do projeto é fazer com que todos cantem em coro. Nas duas primeiras etapas trabalhamos a técnica vocal e a sonoridade, e agora o solfejo, para uso da partitura como ferramenta no desenvolvimento do trabalho musical”, explicou o maestro.

Zacarias Fernandes salientou que a música é uma linguagem, e que, na medida em que o profissional qualificado identifica os sinais, tudo fica mais rápido. Ler uma partitura, disse o maestro, é o maior legado que um professor pode deixar ao aluno. “Além de ser mais eficiente para a própria formação deles e dos coralistas, é algo enriquecedor porque a educação liberta, dando autonomia ao coralista, que poderá pegar uma partitura e cantar uma música que nunca tenha visto”, detalhou.

O maestro tem 40 anos de experiência no ramo musical e já atuou como regente do Coral do Teatro Amazonas. “Essa é mais uma experiência renovadora, principalmente porque vejo no olhar dos instrutores uma sede de conhecimento. Compartilho meu conhecimento e aprendo muito com eles. Já saio daqui pensando no próximo encontro”, disse.

Com mais de 20 anos na área, a maestrina Renata Morais comanda o Coral do Núcleo da Assembleia em Mucajaí, a 51 quilômetros de Boa Vista, com 50 crianças de 7 a 17 anos. Ela também dá suporte aos corais dos demais núcleos.

“O mais mágico dessa capacitação é transmitir todo esse conhecimento para as crianças, porque a leitura musical é universal, podendo o coralista cantar em qualquer lugar do mundo. A música é encantadora”, afirmou.

O instrutor do coral formado por 60 crianças de Alto Alegre, Johnny Dantas, disse que o aprendizado obtido no workshop está sendo enriquecedor. “Apreender com uma pessoa que é reconhecida no Brasil e fora do país é muito importante, pois vai facilitar na hora de repassar para as crianças”, salientou.

 

 

MARILENA FREITAS

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas