Pular para o conteúdo

Deputado alerta que Roraima pode ficar sem energia elétrica

Na tribuna, Izaias Maia repercutiu matérias locais e nacionais sobre possível corte do fornecimento de energia

Foto: SupCom ALE-RR

Na sessão ordinária desta terça-feira (4), o deputado Izaias Maia (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima para alertar sobre a situação da energia elétrica no Estado. Durante o discurso, o parlamentar citou trechos de reportagens nacionais e locais que noticiaram sobre um possível corte no fornecimento para o Estado, que não é interligado ao sistema nacional.

Conforme Izaias, os problemas relacionados à imigração e o momento da campanha eleitoral são importantes para o Estado, mas é necessário que as autoridades também se preocupem com o setor elétrico. “Um assunto importante é o linhão de Tucuruí. Se licenças forem expedidas, as torres serão concluídas em 2021, as obras estão paradas desde 2013 e mesmo assim a licença ainda não vai autorizar a construção das torres na área indígena, impossibilitando a chegada da energia a Roraima”, destacou.

O deputado criticou a ausência do Governo Federal na resolução da questão. “Todas as promessas feitas pelo Governo Federal não foram cumpridas, tivemos um exemplo aqui há poucos instantes com várias interrupções de energia, e eu acho que está na hora das autoridades federais, porque a área é federal, tomar providências”, ressaltou.

O parlamentar citou uma matéria do jornal Folha de Boa Vista, sobre as obras do linhão de Tucuruí. De acordo com a reportagem, a ideia é que a obra parada desde 2013 possa ser iniciada na área não indígena enquanto se negocia a licença ambiental para a colocação das torres na reserva indígena Waimiri Atroari.

Outro trecho de reportagem lido pelo parlamentar, repercutido pela imprensa nacional, diz respeito à ameaça de corte do fornecimento de energia elétrica. O deputado citou o prazo de 90 dias que a estatal venezuelana Corpoelec deu ao governo brasileiro, para receber a divida acumulada em pouco mais de US$ 30 milhões (dólares) pelo suprimento ao Brasil.

O deputado finalizou alertando para o corte definitivo da energia a qualquer momento, ressaltando que é preciso união para que providências sejam tomadas. “O negócio está se acabando ninguém toma providência. A situação é complicada, volto a dizer, o momento é de união”, finalizou.

SEGURANÇA – Também na sessão desta terça-feira (4), ao usar a tribuna, o deputado estadual George Melo (DC) defendeu o uso de servidores do ex-Território para reforçar a segurança ostensiva.  O parlamentar justificou que a criminalidade tem crescido no Estado, enquanto, segundo ele, há servidores preparados, que já serviram ao Estado enquanto este ainda era Ex-Território, e que podem contribuir com a segurança pública. Segundo o parlamentar, o assunto será discutido nas comissões da Casa para em seguida ser encaminhado para apreciação em plenário.

JÉSSICA SAMPAIO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas