IDADE ATIVA – Idosos terão condição especial para ingresso no Ensino Superior

Inscritos no programa Idade Ativa, que oferta cursos de extensão, poderão concorrer a uma vaga em cada curso de graduação da Uerr

Foto: SupCom ALE-RR/Divulgação Uerr

Integrantes da primeira turma do Programa Idade Ativa – Universidade Aberta à Terceira Idade, da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), poderão começar 2019 em um curso de graduação. Para o vestibular 2019, a instituição disponibilizou uma vaga para cada curso de graduação, bacharelado ou licenciatura, nos campi Boa Vista e Rorainópolis, aos alunos registrados no programa. Os interessados podem efetuar a inscrição no site da instituição (www.uerr.edu.br) até o dia 11 de setembro.

De acordo com a chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Uerr, Jussara Barbosa, os idosos concorrerão entre si a uma vaga dentro de cada curso. “Nós estamos agora concluindo a primeira turma de extensão no final deste semestre e eles poderão participar, juntamente com os outros vestibulandos, da prova de vestibular. Será destinada uma vaga por curso e eles concorrerão entre si podendo iniciar aí um novo projeto de vida que é uma graduação”, complementou.

O programa Idade Ativa foi regulamentado pela Lei Estadual nº 705/09, de autoria do deputado Jalser Renier (SD), e atende a mais de 30 idosos acima de 50 anos em cursos de extensão. Iniciado em abril do ano passado, a proposta é melhorar a qualidade de vida das pessoas com idade acima dos 50 anos, além de integrar estes cidadãos à cultura, conhecimento e a um ciclo social. As aulas são realizadas todos os sábados, no campus Boa Vista, localizado no bairro Canarinho, zona Leste da Capital.

Para Jussara, esse tipo de oportunidade beneficia os cidadãos na autoestima e na forma de enxergar a vida. “Ele começa a perceber que tem muito a contribuir nas pesquisas, nas questões sociais, nos projetos da Universidade, além de melhorar a qualidade de vida, saúde mental. É um ganho para toda a nossa comunidade”, complementou.

VESTIBULAR – A Uerr disponibilizou para o Vestibular 2019, 20 vagas para os membro do Programa Idade Ativa, sendo uma por curso, nas áreas de: Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológica, Ciências Contábeis, Ciências da Natureza, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia, Química, Serviço Social e Turismo.

Conforme descrito no edital, publicado no site da instituição de ensino superior, não haverá conteúdo diferenciado para os concorrentes pelo Programa Idade Ativa, mas os candidatos poderão requerer junto à Uerr apoio e recursos como local de fácil acesso, provas ampliadas e tempo adicional de prova.

YASMIN GUEDES