Pular para o conteúdo

Psicólogos promovem qualidade de vida às pessoas atendidas pelos programas do Poder Legislativo

O dia 27 de agosto é dedicado aos profissionais da área que se dedica a cuidar do comportamento humano

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom-RR

 

Após enfrentar problemas familiares, Karla Fernandes, de 15 anos, procurou por atendimento psicológico, disponibilizado pelo Programa Abrindo Caminhos. A garota é inscrita nas aulas de teatro do programa e mesmo tão jovem, entende a importância da ajuda de um profissional para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

“Quando eu procurei pelo atendimento aqui no programa, estava passando por algumas situações dentro da família, que depois de algumas conversas e alguns conselhos da psicóloga foram se resolvendo”, comentou.

No Brasil, o dia 27 de agosto é dedicado a todos os profissionais da área da psicologia. O especialista que se empenha a cuidar do comportamento humano, a partir de fundamentos biológicos e sociológicos.

Formada há 10 anos e atuando no serviço público há oito, a psicóloga Camila Sales, atende pais e alunos do Programa Abrindo Caminhos, realizando um trabalho de acolhimento e orientação psicológica. “Aqui no Abrindo Caminhos, a gente realiza conversas individuais com as crianças e seus pais, além das rodas de conversa para que eles reconheçam as dificuldades e lidem juntos com os problemas”, destaca.

Outros programas do Poder Legislativo disponibilizam atendimentos psicológicos à população como o Centro Humanitário e Apoio à Mulher (CHAME), para mulheres vítimas de violência doméstica e o Núcleo Reflexivo Reconstruir, voltado para homens com histórico de agressão, ambos os programas ligados à Procuradoria Especial da Mulher.

Adriana dos Prazeres é psicóloga e faz parte da equipe multidisciplinar de profissionais do CHAME. Ela ressalta a importância de prestar atendimentos à comunidade que está precisando de apoio emocional. “Oferecemos um serviço de atendimento psicológico, onde a demanda é espontânea não necessariamente apenas para quem está sofrendo violência doméstica, mas para todas as pessoas que estão vivenciando algum problema em sua vida particular”.

A profissional acrescenta que o órgão realiza um trabalho em parceria com outras instituições como a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Faculdades Cathedral. Todos os atendimentos realizados pelo Programa Abrindo Caminhos e CHAME, são gratuitos.

JÉSSICA SAMPAIO

27.08.2018

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas