Pular para o conteúdo

TRÁFICO HUMANO – Educar é Prevenir encerra atividades na Escola São José

Alunos que sequer sabiam o que era o tráfico de pessoas agora estão orientados sobre como prevenir ou denunciar este tipo de crime

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

Para os alunos da Escola Estadual São José, localizada no Centro, a semana foi de capacitação pelo Projeto Educar é Prevenir. As atividades foram encerradas nesta sexta-feira (24) e ajudaram os alunos a compreenderem que o tráfico de pessoas é uma realidade bem próxima deles, principalmente por estudarem numa área que é considerada de risco.

“Até então, conhecia o básico que passava na novela, mas não sabia exatamente como ocorria. Fiquei muito assustada com a maneira com que os seres humanos são tratados pelos traficantes de pessoas, é o tipo de tratamento que enche o coração da gente de ódio. E tudo por um papel chamado dinheiro”, indignou-se Adrielly de Souza Carvalho, de 15 anos, aluna da 8ª série.

O aluno do 9º ano Igor de Souza, de 16 anos, nunca havia se atentado para o tema tráfico de pessoas. “Foi um grande susto porque não sabia que isso acontecia na nossa cidade. Depois desse treinamento já estou prevenido, e se eu souber de algo relacionado ao tráfico vou denunciar para ajudar a proteger as pessoas”, afirmou.

Essa é a 24ª escola atendida pelo projeto, e até o final do ano docentes e discentes de mais quatro escolas serão capacitados, segundo informou o coordenador do Educar é Prevenir, Felipe Ramos dos Santos.

“Esse projeto se torna novo a cada escola, porque sempre encontramos uma forma de violação. E a equipe realiza a capacitação sempre com a proposta de empoderar alunos e professores. E no enceramento sempre contamos com a ajuda dos parceiros, mostrando que existem formas de prevenção contra o tráfico de pessoas e o abuso sexual”, ressaltou o coordenador.

A coordenadora pedagógica da Escola São José, Maria Cecília Nepomuceno, disse que o tema é muito pertinente pela localização geográfica do Estado, entre duas fronteiras, e o grande fluxo migratório que se agravou este ano.

“Além disso a escola também está numa área de risco e temos sempre que cuidar destas questões com os nossos alunos. Todos os nossos professores fizeram a capacitação e ficaram encantados com a qualidade do curso e do material que colocaram a nosso dispor. Os professores decidiram que vão trabalhar mais ainda esse tema usando esse material que a equipe do Educar é Prevenir disponibilizou”, explicou Cecília.

PROJETO – O projeto Educar é Prevenir é desenvolvido pelo Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Essa é a segunda etapa do projeto que tem como finalidade empoderar e despertar a comunidade escolar para temas como tráfico de pessoas e exploração sexual, uma realidade no Estado.

 

MARILENA FREITAS

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas