Estudante representa Roraima no Parlamento Jovem Brasileiro

O projeto desenvolvido pelo jovem pode ser aprovado como lei em nível nacional.

Foto: SupCom ALE-RR

Para valorizar a cultura brasileira, o estudante da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Jozibias da Silva, de 18 anos, elaborou um projeto de lei para a criação da Jornada Cultural Brasileira, uma competição artística nacional.

A proposta é realizar competições para selecionar artistas de música, artesanato e dança, começando por eventos locais, depois regionais e a etapa nacional. Esse projeto foi um dos 78 selecionados pela Câmara dos Deputados, o estudante vai representar o Estado de Roraima no Parlamento Jovem Brasileiro 2018 (PJB).

“As expectativas são as melhores, a sensação de você ter a responsabilidade de representar o seu Estado, e a sua escola, enfim é muito bacana. Espero que dê tudo certo, será algo incrível na minha vida”, disse Jozibias.

Ele destaca que o programa é uma forma de incentivar a juventude a participar da política, pois muitos estão distantes e precisam exercer a cidadania dentro e fora da escola.

No programa, o jovem tem a oportunidade de vivenciar por uma semana, o trabalho dos deputados federais, apresentar os seus projetos de leis e debater temas relevantes na Câmara dos Deputados. Os selecionados vão para Brasília no dia 30 de agosto.

Para participar do programa, o estudante deve elaborar um projeto de lei com impacto nacional, pensando na realidade do país, observando os problemas que precisam de uma solução.  Depois disso, a Secretaria Estadual da Educação escolhe os melhores projetos inscritos no Estado, que encaminha para a Câmara dos Deputados. Assim, a Câmara seleciona os 78 estudantes que se tornarão os deputados jovens.

As proposições aprovadas ao término do PJB são encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa (CLP), onde eventualmente poderão tramitar como sugestões de iniciativa legislativa.

Parlamento Jovem Brasileiro – O Parlamento Jovem Brasileiro foi criado em 2003, pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 12/03. A primeira edição do programa ocorreu em 2004, e até 2017, houve a participação de 1002 jovens.

Vanessa Brito