Pular para o conteúdo

EDUCAR É PREVENIR – Mais de 4,3 mil pessoas são atendidas por ação contra tráfico humano

Projeto realizado nas escolas é uma das ferramentas para levar informações de prevenção ao tráfico de pessoas

 

Foto: SupCom ALE-RR

Em um ano, o projeto “Educar é Prevenir” atingiu mais de 4,3 mil pessoas, entre a comunidade pedagógica e alunos de 23 escolas percorridas pela equipe do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Além da Capital, receberam a capacitação instituições de ensino de Rorainópolis, Bonfim, Pacaraima e Caracaraí, cidades vulneráveis devido à localização fronteiriça e portuária.

O núcleo está vinculado à Procuradoria Especial da Mulher, que utiliza o Educar é Prevenir como uma das ferramentas para levar informações de prevenção ao tráfico de pessoas, tanto para os estudantes quanto para os professores e gestores, para que estes adquiram mais sensibilidade para detectar casos de violação dos direitos.

Para a coordenadora do Núcleo, Socorro Santos, o trabalho executado pela equipe e pelos parceiros do projeto teve resultados positivos. “Quando a gente chega às escolas e começa a trabalhar essas questões, é como se tirássemos um véu e mostrássemos a eles tudo o que acontece ao redor”, disse.

A proposta é empoderar ainda mais os estudantes com informações para que eles não virem vítimas de tráfico humano ou violência. “O projeto tem esse diferencial que é tocar aquele profissional, desde o professor àaquela pessoa que está lá na cozinha, para que eles possam olhar com diferença diante das questões emocionais e pessoais sobre o problema”, complementou.

Durante as rodas de conversa, mais de 570 perguntas foram elaboradas pelos estudantes e direcionadas aos integrantes da Rede de Proteção, como Conselho Tutelar, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cras (Centro de Referência e Assistência Social), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comitê de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, entre outros parceiros.

NOVAS AÇÕES – O projeto estará no período de 20 a 24 de agosto na escola Estadual São José, localizada no Centro de Boa Vista. Serão entregues os materiais na segunda-feira, como os banners, as caixas e os vídeos a serem utilizados de terça a quinta-feira na capacitação de servidores e alunos.

A programação encerra na sexta-feira com uma roda de conversa e a presença de autoridades da Rede de Proteção para falar sobre o tráfico humano em Roraima, violação de direitos e violência doméstica familiar.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas