Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO – Jovens mostram indignação durante audiência pública na Assembleia Legislativa

Estudantes e representantes de entidades afirmam que sistema educacional precisa ser tratado com mais atenção pelo poder público

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

Durante a audiência pública “Nossa Escola não é Mercadoria”, realizada na Assembleia Legislativa de Roraima nesta sexta-feira (17), representantes de segmentos religiosos e de movimentos estudantis se reuniram para discutir problemas enfrentados no dia a dia das escolas. O encontro atendeu a uma solicitação da Pastoral da Juventude, realizada no plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Ao final, os assuntos abordados pelos participantes foram formalizados em um documento a ser encaminhado às autoridades competentes.

A coordenadora de projeto de Inclusão da Pastoral Universitária, Jama Pereira, apontou deficiências encontradas nas escolas indígenas em Roraima, entre elas a falta de transporte escolar, da merenda e de condições de trabalho para professores e de estudos para crianças e adolescentes.  “Falta comprometimento dos governantes com a nossa Educação. Educação deve sim ser prioridade em todos os setores, educação transforma pensamentos, transforma vidas e sem ela não vivemos”.

O coordenador diocesano das Pastorais Sociais e representante da Diocese de Roraima, Irmão Danilo Bezerra, frisou que a audiência pública teve o intuito de provocar um momento de reflexão sobre o tema. Para ele, o jovem estudante deve ser colocado como protagonista no processo educacional, ser ouvido pela sociedade e por quem faz a Educação no Estado. “Hoje as escolas militarizadas veem o jovem como objeto, queremos ver o jovem como sujeito, aquele que pode questionar e fazer acontecer uma sociedade mais justa e mais fraterna”, pontuou Irmão Danilo.

Promover este tipo de discussão dentro da Assembleia Legislativa foi dar a voz aos estudantes, acrescentou o coordenador da Pastoral da Juventude Leonardo Figueiredo. “Acreditamos que, com essa audiência, a gente consiga alcançar essa objetividade dentro do Estado e também levantar um pouco a moral dos grêmios estudantis e pastoral como movimento social também”.

O autor do requerimento originador da audiência, deputado Evangelista Siqueira (PT), avaliou como positiva a participação destas pessoas neste encontro, que faz parte da programação alusiva ao Dia do Estudante da Pastoral da Juventude da Igreja Católica. “Tivemos a presença de estudantes, de segmentos religiosos, de grêmios estudantis, pessoas do dia a dia do contexto escolar e que estão preocupadas com políticas públicas de valorização e de protagonismo com nossa juventude”, resumiu.

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas