Pular para o conteúdo

Sancionada lei que institui Dia Estadual do Quadrilheiro Junino

Data será comemorada anualmente em 24 de junho, dia de São João

 

Foto: Arquivo Pessoal

Os artistas de quadrilhas juninas têm a partir de agora mais um motivo para comemorar os tradicionais festejos do mês de junho. O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) no mês passado foi sancionado pelo Executivo Estadual, instituindo no calendário cívico-cultural o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino.

A data será comemorada anualmente no dia 24 de junho, quando se celebra São João. A lei nº 1270 foi sancionada no dia 11 de julho, e disponibilizada para consulta no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (19).

Pela lei, são considerados quadrilheiros juninos as pessoas que utilizam a quadrilha junina como expressão artística cantada, dançada ou falada, transmitida por tradição a partir das culturas populares.

O quadrilheiro junino da Escola Forrozão, Mário Moura, disse que é uma honra para a comunidade que investe nos festejos populares receber esse reconhecimento. “É uma homenagem justa para nós que fazemos essa cultura ficar sempre viva, apesar de nem todos os governantes respeitarem este trabalho”, disse.

Ele ressaltou que essa homenagem também alcança as pessoas que fazem o processo acontecer. As festas juninas fazem girar a economia de vários segmentos econômicos, abrangendo costureiras, compositores, músicos e o próprio comércio local.

Segundo Moura, a data estabelecida fortalece ainda mais essa cultura popular. “Agora temos três datas para engradecer ainda mais os festejos juninos, uma cultura linda que passa de pai para filho. No dia 1º de junho comemoramos o Dia do Quadrilheiro Boa-Vistense, e no dia 29 de junho é o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino”, lembrou.

Marilena Freitas

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas