ESPORTE Projeto garante incentivos para Jogos Universitários em Roraima

ESPORTE Projeto garante incentivos para Jogos Universitários em Roraima

Pelo projeto de lei, os Jogos Universitários de Roraima deverão ser realizados entre os meses de março a julho.

Com a finalidade de impulsionar o desporto universitário, o Projeto de Lei 022/17, que institui os Jogos Universitários de Roraima (JURR) no calendário oficial de eventos do Estado, deverá entrar na pauta para votação na próxima sessão ordinária da Assembleia Legislativa. A matéria é de autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e George Melo (PSDC).


Sendo aprovado, a Federação Universitária de Esportes de Roraima poderá ter acesso ao repasse de verbas federais provenientes da Lei Pelé, que já são destinadas ao desporto universitário e repassadas ao Executivo Estadual, anualmente.

 
Conforme o deputado Jalser Renier, “a iniciativa irá garantir que estes recursos sejam utilizados na organização e execução dos jogos, como forma não somente de promover o desporto, mas, também de formar atletas e equipes de alto nível para representar Roraima no âmbito nacional”.


O projeto prevê que a Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUERR) tenha assegurado o repasse do percentual de 5% dos recursos federais destinados ao desporto universitário, até a primeira quinzena do mês de março do ano subsequente. Os recursos são para realização, organização e execução dos Jogos Universitários de Roraima e também para viabilização da participação da delegação roraimense no evento nacional.


A distância de Roraima dos grandes centros, segundo explicou o deputado George Melo, exige planejamento para viagem. Quando isso se trata em participar de eventos nacionais, por exemplo, conforme explicou, o planejamento precisa ser feito com antecedência para comprar as passagens com menor preço. “É preciso que se dê condições para que as federações possam se organizar”, afirmou o parlamentar defendendo a aprovação do projeto.


Ele acrescentou que, com recursos para realizar o planejamento da participação dos atletas nas competições fora de Roraima, haverá melhor participação. “Já tivemos um atleta olímpico aqui de Roraima, o Thiago Maia, que hoje é jogador do Santos. Espero que vários Thiagos saiam desse projeto universitário também”, disse o deputado George Melo.


Pelo projeto de lei, os Jogos Universitários de Roraima deverão ser realizados entre os meses de março a julho. O evento tem a finalidade de desenvolver o desporto universitário e propiciar a interação e integração esportiva entre jovens e adultos estudantes das diversas faculdades e universidades de Roraima. Também inclui o intercâmbio esportivo entre os municípios, bem como a formação de atletas.

Por Shirleide Vasconcelos
SupCom/ALE-RR

Quinta, Março 23, 2017

Comemoração 25 Anos ALE-RR

Denúncia Virtual

PlenárioRR

Ordem do Dia