Ângela Portella
Nome: Oleno Inácio de Matos
Data Nascimento: 19-04
Naturalidade: Teresina – PI
Profissão: Defensor Público
Partido: PC do B
Gabinete: 1º Piso
Telefone: 95 4009-5535
Site: n/d

Biografia

Natural de Teresina, Piauí, Oleno Inácio de Matos, mora em Roraima há 34 anos, onde cresceu, estudou, cursou Universidade, constituiu família e luta em defesa dos direitos das pessoas, como Defensor Público de carreira há mais de 12 anos.

Oriundo de escolas públicas, São José e Escola Técnica de Roraima (atual Instituto Federal de Roraima), ingressou na primeira turma de Direito da Universidade Federal de Roraima, formando-se em 1997.

Teve o início da sua carreira pública com 14 anos, como estagiário da extinta Superintendência Nacional do Abastecimento e, logo depois, estagiou na extinta Centrais Elétricas de Roraima. Posteriormente, foi trabalhar na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, exercendo inúmeras funções e participando ativamente da história da Companhia por 13 anos. Em 2002, Oleno Matos assumiu o cargo de Defensor Público do Estado de Roraima e chegou a ser eleito para dois mandatos como Defensor Público-Geral, de 2007 a 2011, e a quatro mandatos como Subdefensor Público-Geral (2002/2004 e 2012/2015).

Oleno é Membro atuante nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima. Foi secretário-geral adjunto, secretário-geral, presidente da Banca Examinadora de Exame de Ordem e atualmente é Conselheiro Federal suplente, licenciado. Participou da criação de várias Associações de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, integrou o Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, bem como participa ativamente das ações do Conselho dos Direitos dos Idosos.

Em sua trajetória de vida pública, no último pleito eleitoral, em 2014, os roraimenses elegeram Oleno Matos como deputado estadual, sendo o mais votado da capital. Como parlamentar, atuou como vice-líder do governo na Assembleia, atuou em quatro comissões permanentes, sendo eleito como presidente na comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

Em 2016, Oleno Matos aceitou o desafio de assumir o cargo de Secretário- Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Roraima, função esta que desenvolveu durante 22 (vinte e dois) meses.

Não informado.

Comissão de Viação, Transportes e ObrasPresidenten/d
Comissão de Ética Parlamentar 2º Suplenten/d
Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinten/dn/d
Comissão de Educação, Desportos e Lazern/dn/d

Não informado.

Não informado.

Não informado.