Pular para o conteúdo

SAÚDE MENTAL – Roraima tem índices preocupantes de depressão

Documentário “Depressão: Você Não Está Sozinho” estreia na TV Assembleia, mostrando histórias de pessoas que superaram a doença

Foto: Reprodução/TV Assembleia

A Organização Mundial de Saúde estima que 350 milhões de pessoas no mundo tenham depressão, doença que se não tratada, pode levar à morte. Roraima está entre os cincos estados brasileiros com maior registro de casos de suicídios, de acordo com o Ministério da Saúde.

Diante dos dados preocupantes, a TV Assembleia produziu um documentário, que estreia nesta sexta-feira (23), para informar à população que a depressão é uma doença e precisa de tratamento adequado.

No período de 2010 a 2015 foram registradas 161 vítimas de suicídio e 431 tentativas no Estado. Estes dados demonstram o quanto a depressão é perigosa, muitas vezes agindo silenciosamente. “Não é apenas um momento de tristeza. A depressão é diferente, e a pessoa precisa de um diagnóstico adequado por um profissional da área”, explicou a psicóloga Katherine Mabel.

As causas da doença incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais. A depressão pode acarretar sintomas físicos e comportamentais, como falta de sono, apetite, falta de ânimo e concentração, além de problemas com autoestima. Em casos mais graves, a doença pode ser associada a pensamentos suicidas.

Ter casa, carro, família, amigos e um bom emprego, não impediu que o professor Vanderley Almeida tivesse sentimentos de culpa e dor, sem razão aparente. Ele deixou o silêncio de lado e buscou ajuda médica e hoje encoraja outras pessoas a vencerem esta doença. “Em vez de me esconder, decidi ajudar outras pessoas a falarem deste problema. Tenho visto resultados positivos”.

DOCUMENTÁRIO – Os detalhes sobre esta e outras histórias podem ser conferidos no documentário que estreia nesta sexta-feira (23) na programação da TV Assembleia, no canal 57.3. A produção será exibida diariamente, às 13h, 18h35 e 21h35.

O material mostra depoimentos de pessoas diagnosticadas com depressão, que ccontam as vitórias e os desafios desta caminhada. A produção aponta ainda os serviços de apoio existentes no Estado e a importância de procurar ajuda.

Apresentador e produtor do material, o jornalista Rubens Medeiros relata que a intenção é mostrar para a sociedade que depressão é um problema de saúde pública. “Fizemos essa produção para mostrar que é uma doença que precisa de tratamento e não de pré-julgamentos. É preciso se colocar no lugar do outro”.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas