Deputados homenageiam personalidades e associação por serviços prestados ao Estado

Projetos de Decreto Legislativo foram aprovados em sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Roraima

Foto: SupCom ALE-RR

Cinco projetos de decreto legislativo foram aprovados na sessão plenária desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa de Roraima. As matérias homenageiam personalidades do Estado com entrega de comendas e reconhecimento por serviços prestados ao Estado.

O deputado Mecias de Jesus (PRB) é autor de três projetos de decreto legislativo aprovados nesta sessão ordinária. O primeiro concede a comenda “Orgulho de Roraima” ao engenheiro agrônomo e advogado Alcides da Conceição Lima Filho. Entre as atividades desenvolvidas no Estado, ele foi titular da Secretaria de Agricultura e abastecimento e deputado federal entre 1989 a 1991. Na década de 1990, implantou em Boa Vista a Emhur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista).

A Associação Asas de Socorro, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, também será homenageada por desenvolver ações de benefício à população, principalmente em comunidades indígenas, com instalação de uma rede de comunicação para facilitar os voos em regiões de difícil acesso, além de facilitar o pedido de socorro em situações emergenciais.

A terceira comenda aprovada de autoria do deputado Mecias de Jesus, reconhece o general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa, como Cidadão Benemérito do Estado de Roraima. Na década de 1980, foi comandante da 2ª Companhia de Engenharia de Construção em Caracaraí. Como Oficial Superior, Luna comandou o 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) de 1996 a 1998 e esteve presente na recuperação de trechos importantes e construção de pontes que facilitaram a vida das pessoas.

Três personalidades do karatê receberão a comenda “Orgulho de Roraima”: Márcio de Souza Soares, fundador do projeto social Atletas do Futuro em Rorainópolis; Washington Luiz, há 41 anos na modalidade, é presidente da Federação Amazonense de Karatê e parceiro dos atletas de Roraima; e Adysson Pereira, faixa preta segundo dan, que trabalha com o esporte em São Luiz, Sul do Estado. Este projeto é de autoria do deputado Jorge Everton (MDB).

A última proposta de entrega de comenda desta natureza partiu do deputado Gabriel Picanço (PRB). Os nomes aprovados foram do reitor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Jefferson Fernandes do Nascimento, primeiro roraimense eleito para este cargo na instituição de ensino superior; Arnaldo Mendes de Souza Cruz, superintendente do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Marcos Gil Barbosa Dias, procurador-geral, e Almecir de Freitas Câmara, gestor do SESI (Serviço Social da Indústria).

YASMIN GUEDES