Bailarino do Abrindo Caminhos será primeiro aluno de Roraima a integrar o balé Bolshoi

O menino percorreu quase 5 mil quilômetros para participar das seletivas na única filial da famosa escola russa

Foto: Divulgação/Confraria da Fotografia

Vinicius Saturnino, aluno de balé do programa Abrindo Caminhos, desenvolvido pela Assembleia Legislativa, é o mais novo orgulho de Roraima. O bailarino de 9 anos garantiu uma vaga na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, uma das mais renomadas do mundo. O garoto disputou a seleção nacional em três dias de audição com a participação de 800 crianças.

Neste domingo (21) foi realizada a última etapa, quando Vinicius concorreu e foi aprovado para uma das 20 vagas disputadas por 50 meninos. A seletiva foi realizada em Joinville, em Santa Catarina desde a última sexta-feira (19). As aulas iniciam em fevereiro de 2019.

Dois dias antes de embarcar para o sul do País, Vinicius afirmou que tinha certeza que seria selecionado para a Escola do Bolshoi no Brasil. “Estou muito feliz por ter conseguido essa vaga. Agradeço o apoio do deputado Jalser, da dona Cinthya, minha família, a minha professora [Isaníra Menezes] e a tia Vivi [Viviane Lima, coordenadora do programa Abrindo Caminhos], que acreditam muito em mim”, disse Vinicius.

Emocionada, a mãe do bailarino, Rosane Saturnino, ficou impressionada com a autoconfiança do filho. “Nesses três dias de audição não percebi ele nervoso, só ansioso para fazer o teste. Quando saia ele falava ‘vou passar’”, completou. Ela disse ainda que Vinicius conseguiu alcançar um objetivo que muitas crianças desejam e que essa conquista vai servir de exemplo para todos.

Vínicius é natural do Paraná e mora em Roraima desde o ano passado. Rosane contou que a família agora está analisando duas possibilidades: a de ele morar em uma casa social ou a família se mudar de Boa Vista para a cidade catarinense, para acompanhar o filho durante oito anos como aluno do Bolshoi. “Provavelmente nossa família mudará para Santa Catarina” frisou. Os dois chegarão a Boa Vista nesta terça-feira (23).

Essa conquista é resultado da dedicação de Vinicius, que entrou na turma do balé no início deste ano. “Lembro como se fosse hoje, a mãe dele, Rosane, me dizendo que ele não queria fazer balé, mas fez uma primeira aula e se apaixonou. Passados alguns dias de aula, o Vinicius mostrava um grande talento para a dança. Ele é um menino que aprende tudo muito rápido, e o talento dele permite uma evolução melhor. Ele é merecedor dessa conquista”, comentou a professora de balé do Abrindo Caminhos, Isnaíra Menezes.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), disse que está muito feliz com a conquista de Vinicius. “Destaco o empenho e a importância de toda a equipe nesse resultado. O programa Abrindo Caminhos vem cumprindo sua missão, que é ajudar na formação educacional de nossas crianças e adolescentes, lhes dando a oportunidade de realizar seus sonhos”.