Pular para o conteúdo

INCLUSÃO – População indígena tem acesso à educação e esporte em Alto Alegre

Os jovens podem aprender inglês, espanhol, futebol, jiu-jítsu e zumba sem precisarem sair da comunidade

 

Foto: H. Emiliano /SupCom ALE-RR

Cirilo de Souza, de 24 anos, é professor da língua macuxi e mesmo jovem carrega a responsabilidade de repassar conhecimento para sua comunidade. Com esse foco, encarou o desafio de aprender um idioma completamente diferente do seu: o inglês.

Neste ano ele iniciou as aulas no curso promovido pelo Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima e já consegue falar algumas palavras no idioma novo. “O inglês é a língua mais falada no mundo. Venho me aprimorando, porque dessa forma posso contribuir para a comunidade que precisa tanto”.

Uma vez por semana, uma equipe de professores do Núcleo em Alto Alegre percorre 22 quilômetros até a comunidade indígena Raimundão, para realizar as atividades como aulas de inglês, espanhol, zumba, futebol e jiu-jítsu. As atividades foram um anseio da comunidade indígena, pois antes os jovens tinham que se deslocar até a sede do município.

As aulas de idiomas são realizadas em uma habitação típica das comunidades indígenas: uma maloca com parede de madeira e teto feito de palhas de coqueiro. A maior parte dos alunos mora longe, mas isso não os impede de realizar as atividades ofertadas.

Sexta-feira é um dia especial para a comunidade, principalmente para a Raissa de Souza, de 11 anos, que conta os dias para treinar jiu-jítsu. Ela mora a 2 quilômetros do malocão e anda mais de uma hora, acompanhada pelo tio.  “Quando não tinha isso, era triste, não tinha nada para fazer, mas depois que conheci luta, aí fiquei alegre”.

Raissa apaixonou-se pela luta e pretende ser uma atleta profissional. Apesar de ser iniciante, já conquistou a medalha de prata em um campeonato no município, e está se preparando para a próxima competição. “Quando olho para a minha medalha de prata, tenho a esperança de realizar o sonho de ser uma atleta”.

Atividades já atenderam mais de 400 indígenas neste ano

Além da comunidade indígena Raimundão, a comunidade Sucuba, a 15 quilômetros de Alto Alegre, também é atendida pelo Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima, que desenvolve ações da Escola do Legislativo e do Programa Abrindo Caminhos.  Neste ano, a unidade já capacitou 425 pessoas nas duas comunidades. O próximo passo será a oferta do curso de informática.

A coordenadora pedagógica do Núcleo, Rosa Oliveira, relata que a ação vem tirando as crianças da ociosidade. “Com essa programação, os índices de suicídio na comunidade estão diminuindo, pois hoje os jovens têm uma ocupação. Enxergamos essa mudança neles”.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas