Pular para o conteúdo

FAKE NEWS – Assembleia Legislativa orienta população sobre riscos das notícias falsas

Documentário Fake News:A Verdade por Trás do Compartilhamento estreia nesta quarta-feira (18) na TV Assembleia

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

Com o acesso à internet e às redes sociais, as pessoas podem interagir e compartilhar as informações rapidamente. No entanto o espaço virtual virou um campo fértil para a propagação de fake news, as notícias falsas que se espalham 70% mais rápido que as notícias verdadeiras, conforme aponta o estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos.

Para orientar o cidadão e combater a desinformação, a Assembleia Legislativa de Roraima produziu o documentário Fake News: A Verdade por Trás do Compartilhamento, em parceria com Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.

O documentário aponta que o compartilhamento de notícias falsas pode causar prejuízos e traz exemplos como o do chefe de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran), Vilmar Florêncio, em que um suspeito se passou pelo funcionário para aplicar golpes, e postou uma notícia falsa no Whatsapp [aplicativo de troca de mensagens instantâneas], com a proposta de facilitar o serviço da autarquia em troca de dinheiro.

As pessoas que acreditavam, negociavam com o criminoso a liberação e a retirada de veículos, sem saber que se tratava de um golpe. “A gente fica triste com essa situação. Muitos dão mais credibilidade às notícias divulgadas no WhatsApp e nem investigam a procedência”, disse o funcionário.

DOCUMENTÁRIO – Os detalhes sobre este caso, outras notícias falsas e seus desdobramentos podem ser conferidos no documentário que estreia nesta quarta-feira (18) na programação da TV Assembleia, no canal 57.3. A produção será exibida diariamente, às 13h, 18h45 e 21h45. Para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo, a emissora vai disponibilizar o material nas redes sociais.

A coordenadora da TV Assembleia, Sônia Lúcia Nunes, explica que o material aborda os perigos das notícias falsas, sobretudo às vésperas das eleições. “Fake News é um problema antigo, mas com a chegada do processo eleitoral, o compartilhamento de conteúdos falsos nas redes sociais se torna mais perigoso, pois pode prejudicar ou promover determinados candidatos”.

Apresentador e produtor do material, o jornalista Rubens Medeiros relata que a intenção é alertar as pessoas para que, na dúvida, não compartilhem notícias nas redes sociais e aprendam a fazer uma triagem do conteúdo suspeito. “Uma notícia falsa pode atrapalhar sistematicamente o processo democrático, porque planta informações inverídicas Onde não há verdade, não há democracia”.

 

Veja dicas para identificar notícias falsas

  • Cheque a fonte da fonte: Muitos sites de notícias republicam notas que saíram em outros. Por isso é importante clicar no site da fonte para saber se o próprio site que gerou a notícia é confiável.
  • Evite sites conhecidos por sensacionalismo: Algumas páginas e sites, mesmo que legitimamente tidas como empresas ou jornais, normalmente recorrem ao sensacionalismo em primeiro lugar e deixam a verificação para depois.
  • Leia a matéria completa, não apenas sua chamada: Antes de clicar no botão de compartilhar, leia a matéria completa. Quanto mais impressionante for uma chamada, maior deve ser sua suspeita em relação à sua veracidade.
  • Preste atenção à URL: Alguns sites mal-intencionados possuem nomes semelhantes a grandes sites. Por isso, ao clicar na notícia, confira a URL principal do site e certifique-se de que é a mesma do site oficial.
  • Confirme a confiabilidade do autor: Conferir a reputação do site normalmente já é uma boa solução para identificar fake news. Mas vale também fazer uma checagem sobre o autor em questão.
  • Pesquise a notícia no Google: Para tirar suas dúvidas, procure a chamada no Google e verifique sites que publicaram uma nota semelhante. Se apenas um site está falando sobre isso, é muito provável que seja fake news.
  • Confira a data de publicação dos posts: Muitas pessoas se deixam levar e compartilham uma notícia velha como atual. Por conta disso, sempre verifique a data de publicação antes de clicar no botão de compartilhar e suspeite caso essa data não esteja clara no site de origem.

Vanessa Brito

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas