ESCOLA DO LEGISLATIVO – Jovem consegue colocação no mercado de trabalho graças à oferta de cursos gratuitos

Mais de 13 mil pessoas foram beneficiadas neste semestre com cursos profissionalizantes e preparatórios oferecidos pela Escola do Legislativo

Foto: SupCom ALERR

Aos 18 anos de idade e com a carteira de trabalho assinada pela primeira vez, a auxiliar administrativo Elize Kaline Martins celebra a conquista do primeiro emprego. O desafio era cconseguir trabalho sem qualificação, e foi através de uma amiga que Elize conheceu os cursos profissionalizantes da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, localizada no bairro Silvio Botelho.

Moradora do bairro São Bento, ela buscou diversos meios para chegar até a Unidade Silvio Botelho, entre ir de ônibus, de carona e até mesmo a pé, pois estava focada em aprender para ingressar no mercado de trabalho. “A palavra que me define hoje é ‘autorealização’. Primeiro emprego, primeiros cursos, sair da asa dos pais… Comecei a olhar o mundo de outra forma”, disse a jovem.

Na Escola do Legislativo, Elize fez cursos sobre empreendedorismo, como falar em público, auxiliar administrativo, técnicas de vendas, além de chefia e liderança. “A Escola tem dado muitas oportunidades para aqueles que querem estudar, mas não têm condições de pagar um curso”, frisou.

Outro resultado positivo das ações da Escola do Legislativo foi contribuir para a aprovação de concurseiros no certame da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social). A estudante, e agora concursada, Juliana Altoé, foi aprovada para o cargo de agente sócio-geriátrico. Para conseguir alcançar este objetivo, ela pediu demissão do emprego, elaborou um plano de estudos e buscou auxílio na Escola do Legislativo para ajudar nas dificuldades com as disciplinas de Direito. “Consegui direcionar meus estudos para continuar em casa”, disse ela.

Escola do Legislativo atende a 13 mil pessoas neste semestre

Mais de 13 mil pessoas da Capital e do Interior do Estado foram beneficiadas com cursos de capacitação e preparatórios oferecidos de forma gratuita pela Escola do Legislativo, programa da Assembleia Legislativa de Roraima, neste primeiro semestre de 2018.

Foram cursos nas áreas de idiomas, informática, preparatórios para concursos públicos, como falar em público, empreendedorismo, gastronomia, vendas, entre outros.

Na Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, localizada na rua Solón Rodrigues Pessoa, zona Oeste de Boa Vista, houve mais de 6 mil inscritos nos cursos preparatórios para concursos públicos e cerca de 820 nas áreas de capacitação para o mercado de trabalho.

Das sete unidades da Escola do Legislativo nos municípios de Roraima, Alto Alegre, a 95 quilômetros de Boa Vista, foi onde aconteceu a segunda participação mais ativa da população nas atividades da instituição, com 1.265 munícipes atendidos, entre a sede e as comunidades indígenas do Raimundão e Sucuba.

A diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo, atribui esta procura à credibilidade que o programa conquistou ao longo dos anos junto à população. “Ofertamos as nossas turmas e quando termina uma já estamos com outra turma montada para iniciar. O preparatório para concursos em 2018 está muito intensificada na Escola do Legislativo em razão dos editais abertos nesse ano”, frisou.

E para quem pretende qualificação nas áreas de informática, idiomas e capacitação para o mercado de trabalho, a Escola do Legislativo disponibiliza um cronograma com todos os cursos previstos e com inscrições abertas nos murais das Unidades, em Boa Vista e no interior.

“As unidades já têm a programação dos cursos que iniciam mês a mês. Os interessados podem se dirigir às nossas unidades, tanto na Capital, quanto nos Núcleos da Assembleia em Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza e Alto Alegre”.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR