Pular para o conteúdo

NA ASSEMBLEIA – Projetos que beneficiam pessoas com deficiência são aprovados pelo Poder Legislativo

Fotos: SupCom ALERR

Três projetos de leis que beneficiam pessoas com deficiência foram aprovados na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). As matérias solicitam que o poder público providencie brinquedos adaptados em espaços de uso comum, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em repartições públicas e ainda a vacinação em domicílio de pessoas com dificuldade de locomoção.

O primeiro projeto, de autoria da deputada Aurelina Medeiros (Podemos), prevê a instalação de brinquedos adaptados, bem como equipamentos para atividades físicas, direcionados a pessoas com deficiência, em locais como praças e parques de lazer.

“Vemos nessas praças muitos brinquedos, porém não identificamos um espaço adequado para pessoas com deficiências. As crianças e adultos querem caminhar, brincar e se exercitar, mas os equipamentos não são adaptados para pessoas com deficiência”, justificou a autora.

De autoria do deputado Zé Galeto (SD), foi aprovada a proposta para disponibilizar intérprete de Libras em órgãos públicos, para permitir que as pessoas surdas sejam devidamente atendidas nestes locais.  “Isso vai facilitar o dia a dia delas principalmente para conseguirem informações nos órgãos públicos. Vemos muitas pessoas com essa dificuldade e o projeto vai viabilizar a vida de muitos”, sustentou Zé Galeto.

A terceira proposta aprovada na Casa Legislativa, diz respeito à vacinação domiciliar, também voltada para pessoas com deficiência. O autor do projeto é o deputado Jorge Everton (MDB). “Percebemos que muitas campanhas não estavam atingindo a meta em virtude das pessoas não conseguirem se deslocarem até os pontos de vacinação. Conseguimos aprovar e o poder público ficará obrigado a realizara a imunização domiciliar para pessoas com tenham algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção, como as pessoas idosas”, defendeu o parlamentar.

As propostas foram aprovadas na última semana e seguem para sanção ou veto do Poder Executivo.

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas