Pular para o conteúdo

Coralistas do programa Abrindo Caminhos trocam experiências com maestro do Amazonas

Foto: SupCom ALERR

Alunos e professores da Capital e do Interior que integram o coral do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, tiveram uma aula diferente na noite desta terça-feira (12), com a participação do maestro Zacarias Fernandes, do projeto Amazônia em Coro, do Amazonas.

Cerca de 120 crianças e adolescentes, com idades entre 7 a 17 anos, e instrutores dos Núcleos da Assembleia Legislativa no interior participaram da aula-laboratório, realizada na sede da instituição, no bairro Cambará.

Os alunos receberam aulas de técnicas vocais e gestuais. Antes, acompanhado da maestrina Kastorijane Oliveira, o maestro conheceu um pouco do que é desenvolvido pelos professores em Roraima.

Para ele, foi gratificante acompanhar de perto a execução do programa desenvolvido pelo Poder Legislativo. “Roraima tem mantido a tradição em coros com o Abrindo Caminhos, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima. Me deixa feliz ver esse projeto alcançando crianças e jovens, alguns até em situação de risco”, elogiou.

Os regentes participaram ainda de um workshop cujo conteúdo teve como base a apresentação do Amazônia em Coro, onde foram apresentados elementos unificadores do canto coral e a prática de repertório e gestual básico. “Quem sabe possa surgir uma parceria com essa troca de experiência, pois são pessoas com uma boa base prática e que pode se aprofundar mais e melhorar”, pontuou o maestro, ao acrescentar que é importante que haja uma linguagem unificada entre os instrutores para que, futuramente, os grupos possam ter apresentações com as mesmas técnicas.

O regente de Caracaraí, Maicon Rocha, disse que a qualificação disponibilizada pelo Poder Legislativo aos profissionais da Casa possibilita um maior aprendizado. “A gente pode passar mais para aquelas crianças e muitas são carentes, muitas não terão a oportunidade de receber esse conhecimento, pois a musica é uma arte e estamos ali para acolher, cantar e divertir”, frisou.

A coordenadora do programa Abrindo Caminhos, Viviane Lima, explicou que, em breve, os profissionais poderão continuar o aprendizado com a volta do maestro para Boa Vista. “Com a presença do maestro Zacarias ensinando um pouco mais aos nossos instrutores, com certeza foi uma tarde muito proveitosa”, contou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas