UNALE 2018 – Parlamentares se reúnem para discutir ‘Os desafios de um novo Brasil

A 22ª Edição da Conferência promovida pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), promovida anualmente no mês de junho foi antecipada este ano. O evento ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de maio em Gramado no Rio Grande do Sul (RS) e terá como tema ‘Os Desafios de um Novo Brasil’. Deputados estaduais de Roraima e servidores do Poder Legislativo irão para o evento, que reunirá legisladores de todo o Brasil, que participarão de palestras, seminários e reuniões como a do Parlamento Amazônico.

Com a presença em mais esta edição da Unale, os deputados devem participar de todas as discussões, apresentar temas e levar as necessidades do Estado para mesa dos trabalhos. A deputada Lenir Rodrigues (PPS) disse que está na maior expectativa para o evento deste ano. “Estamos com grande expectativa para a Unale, porque teremos a oportunidade de discutirmos a política com ética, inclusive com presença confirmada de presidenciáveis e nós que estamos na vida política é interessante sabermos as propostas dessas pessoas para que possamos discutir também com as nossas bases, com a população e no âmbito do nosso partido”, comentou.

Lenir disse ainda que a expectativa maior mesmo é a questão da prestação de contas do Parlamento Amazônico, do qual é secretária geral do presidente Coronel Chagas. “Durante a Unale haverá eleição do Parlamento Amazônico para a escolha da nova diretoria e isso nos interessa muito porque é dentro do que são discustidas as pautas dos amazônidas”, ressaltou a parlamentar.

Para o deputado Evangelista Siqueira (PT), a conferência tem um papel fundamental para o desenvolvimento dos estados brasileiros. “A Unale congrega anualmente todos os parlamentares que são filiados, onde podemos discutir temas de relevância, colocamos ideias de legislações, e tiramos apontamentos para partilhar em nível regional e quem ganha com isso é a sociedade que passa a contar com um legislativo mais preparado”, defendeu.

O deputado Jorge Everton (MDB) também reconhece a importância do evento que reúne legisladores do país inteiro. “É um momento de ampliarmos nossos conhecimentos e promover uma discussão ampla das reformas que o Brasil precisa, aliado a demandas de Roraima. Esse encontro fortalece a nossa política e precisamos dessa união”, comentou.

A servidora do Poder Legislativo, Jisleyde Rocha, explica que se trata de uma oportunidade também para integrar os servidores dos poderes legislativos de diferentes estados brasileiros. “É uma forma de integrar e compartilhar informações com servidores de outras casas legislativas, trocando experiências, que irão ser úteis para o nosso trabalho”, afirmou.

Comunicação – A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima enviará uma equipe de profissionais a 22ª Edição da Conferência promovida pela Unale. “Neste evento serão realizadas conferências e debates que, às vezes, ocorrem simultaneamente, mas iremos trazer o máximo de informação possível para quem acompanha a programação da TV Assembleia”, disse a editora-chefe da TV Assembleia canal 57.3, Camila Dall’Agnol.

O evento ocorrerá no Centro de Eventos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), Gramado-RS.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR