Pular para o conteúdo

Semana do Consumidor atende clientes com problemas em agências financeiras e na Anatel

A Semana do Consumidor, promovida pelo Procon Assembleia, iniciou na manhã desta segunda-feira, 12, com uma demanda expressiva. A expectativa dos representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) é que até sexta-feira, 16, último dia do evento, muitos consumidores procurem o Procon, localizado na rua Agnelo Bitencourt, 232, Centro, para receber atendimento especializado.

Os dois primeiros consumidores atendidos avaliaram como positiva a iniciativa. O servidor público Ademir Barros contou que com esse atendimento resolveu o problema junto ao Banco do Brasil. “Por conta da nossa demanda de trabalho, nem sempre temos tempo de chegar até uma agência devido ao horário. Então é muito importante essa vinda do banco aqui no Procon porque, no meu caso, aproveitei para atualizar as questões que estavam dependentes. O atendimento personalizado foi fácil e rápido. As pessoas podem vir aqui. Eu me senti muito à vontade e pude resolver até outras questões que eu nem sabia que estavam pendentes”, relatou.

A aposentada Leonice Cortez, 62, há dois meses recebe os proventos com atraso. Depois de saber da Semana do Consumidor não hesitou e foi buscar o atendimento junto à Caixa Econômica. “Há dois meses o meu salário não está sendo depositado na minha conta no dia que é para ser depositado. O depósito sempre acontece três dias depois e com outro nome, como se fosse um depósito feito por outra pessoa. Agora a situação já está mais ou menos resolvida depois deste atendimento, porque o rapaz me mostrou uma conta que  a Caixa criou para mim, sem eu saber que tinha essa conta”, contou, ao salientar que vai fazer as orientações dadas pelo atendente.

O gerente regional da Anatel, Augsuto César Queiroz, disse que a instituição participa da Semana do Consumidor com o objetivo de orientar os usuários para que exerçam a cidadania no cotidiano, pois conhecendo quais são seus direitos e obrigações, cobrando da empresa, que é uma agência reguladora, para que prestem um serviço de qualidade.

“Nesta semana estamos trabalhando na divulgação dos contatos da agência. O consumidor pode ligar para solicitar serviços, reclamar e fazer denúncia por meio do Focus, um sistema que está na página da Anatel (www.anatel.gov.br). Temos também o Anatel Consumidor que é um aplicativo que pode ser baixado por celulares do sistema android e o iPhone, onde o usuário acompanha as reclamações. Vale ressaltar que Anatel atende no atacado, então quanto mais reclamações tiver, melhor. A quantidade de reclamações deixa o consumidor mais visível, e assim poderemos cobrar da operadora um bom atendimento”, afirmou.

A gerente de relacionamento do Banco do Brasil, Fabrícia Andrade, disse que a intenção da participação da instituição bancária é a de levar esclarecimento aos usuários do sistema para que utilizem de forma favorável a conta corrente e os produtos oferecidos pelo banco. “A iniciativa Assembleia é interessante e importante para o consumidor que tem a oportunidade de conhecer mais de perto, e com mais tranquilidade, um pouquinho dos serviços das instituições”, disse.

A diretora do Procon Assembleia, Eumaria Aguiar,  disse que a Semana do Consumidor vai ao encontro do slogan ‘Assembleia Legislativa mais perto de você’. “É exatamente isso que queremos, aproximar-se mais da comunidade. Então é com esse intuito que resolvemos junto com presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), fazer essa semana em homenagem ao consumidor, com um atendimento especializado e individualizado a todos os consumidores que comparecerem e tiverem alguma demanda referente aos nossos parceiros”, disse.

Os parceiros, Caixa, Banco Brasil e a Anatel foram escolhidos porque as maiores demandas do Procon Assembleia são referentes à telefonia e às instituições bancárias. “Isso não se dá pelo mau atendimento, mas porque a demanda por serviços é muito maior nos dias de hoje”, justificou Eumaria, ao salientar que os consumidores que quiserem um atendimento especializado podem se dirigir ao Procon Assembleia. O atendimento ao público será das 7h30 às 13h30. O Senac (Sistema Nacional de Apoio à Indústria) também participa da Semana do Consumidor oferecendo seus serviços.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas