Pular para o conteúdo

George Melo diz que falta de infraestrutura encarece produtos da agricultura familiar  

O deputado George Melo (PSDC), ao usar a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira, 14, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), disse que tudo no universo está associado e que a falta de infraestrutura básica para o homem do campo é um problema de toda a população do Estado de Roraima. Explicou que quando os produtos da agricultura familiar encarecem e passam a ‘doer’ no bolso do consumidor final é porque o produtor, com certeza, por conta das dificuldades que enfrenta proveniente da infraestrutura, precisou gastar mais na produção desses alimentos.

“A falta de estradas e pontes no interior do Estado estão causando grandes prejuízos aos nossos produtores que transportam animais e produtos agrícolas. Muita gente pode dizer que não produz nada, que não mora no interior e que, portanto, não tem nada a ver com isso. Mas saiba que você também é prejudicado porque esses produtos chegam à cidade mais caros. Você pode até reclamar para o feirante dizendo não entender porque um Estado rico como esse, vende um produto tão caro. A explicação está aí, porque esse produtor rural não teve ponte e estrada para escoar o produto, e trouxe para a cidade com muita dificuldade”, explicou.

Apesar da Era ser tecnológica, Melo acredita que o Governo não está usando os aparatos tecnológicos a favor da administração pública e do bem-estar da coletividade. “O que estamos vendo é o descaso do governo com esse segmento tão importante para nossa produção. Os produtores estão sendo prejudicados de todas as maneiras porque a falta de pontes e vicinais não permitem que transacionem as mercadorias por um preço competitivo em outros mercados”, afirmou, ao pedir que os representantes do Governo Estado na Casa chamem a atenção da governadora Suely Campos (PP) para esse problema.

O deputado Brito Bezerra (PP, líder do governo na Casa, afirmou que, de fato, nada é mais frustrante que produzir e não poder escoar e que as pontes e estradas são questões urgentes. Mas ressaltou que essa situação da infraestrutura se arrasta há anos, e que não pode ser jogada a culpa somente no governo atual.

“Quando a governadora assumiu o governo havia 300 pontes no chão, algumas de forma criminosa porque atearam fogo. Mas a governadora já reconstruiu mais de 200 pontes, além de melhorar as estradas e trabalhar na regularização fundiária”, rebateu, ao defender o governo e anunciar que, em breve, serão entregues 20 mil autorizações de ocupações da terra aos produtores, um título precário que antecede o título definitivo, mas que permite tirar financiamento junto a rede oficial de bancos.

Melo ainda contestou dizendo que não adianta anunciar a entrega dos títulos, porque sem condições de produzirem, os agricultores não terão como ganhar dinheiro para “pagar R$ 18 mil no título definitivo” que está sendo cobrado pelo Governo do Estado.

Marilena Freitas

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas