Estudantes do IFRR participam do programa Cine ALE Cidadania

O Cine ALE Cidadania atenderá nesta quinta-feira (24), cerca de 260 estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Médio Integrado do IFRR (Instituto Federal de Roraima – campus Boa Vista), a partir das 14h, no Cine Super K. Nesta quarta-feira (23) aconteceu a entrega dos ingressos e a assinatura de autorização para os menores de idade.

Participam desta edição estudantes dos cursos de Secretariado, Eletrônica, Informática, Eletrotécnica e Edificações. A oportunidade surgiu após visita das turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio Integrado a Superintendência de Comunicação do Poder Legislativo em julho deste ano, guiados pela professora Ray Rodrigues.

Entre os participantes, a estudante Kelly Karine Lima, do 4 ano do curso de Secretariado, informou que esta é a segunda vez que participa do programa permanente da Assembleia Legislativa. O primeiro contato aconteceu no ensino Fundamental, na escola estadual Pastor Fernando Grangeiro, localizado no bairro Caranã.

“É um programa muito especial pelo fato de levar cultura aos jovens. Conheço muitos jovens que nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema”, complementou a estudante. Sobre repetir a experiência, a expectativa cresce a cada momento. “Reforço e espero que a cada dia o programa se fortaleça e atenda ainda mais jovens em todo o Estado”, disse Kelly.

A diretora geral do IFRR campus Boa Vista, Joseane de Souza Cortez, parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa de proporcionar aos jovens, um momento de educação, cultura e lazer por meio do cinema. “É uma oportunidade ímpar. Ir ao cinema é uma ação fundamental para construção do estudante enquanto cultura, linguagem, vivenciar uma dimensão de uma das artes como processo de aprendizado”, disse.

A próxima participação acontecerá em Rorainópolis, cidade ao Sul do Estado, no dia 31 de agosto, a partir das 14h. Uma estrutura especial será montada para atender a alunos de diversas instituições. A programação faz parte do projeto ‘Assembleia ao Seu Alcance’.

Segundo o coordenador do Cine ALE Cidadania, Ademir Barros, será uma aula diferente para aqueles que passam o período integral na escola. “E amanhã a aula será no Cine Super K, a partir das 14h e o mais interessante, depois de assistirem ao filme Planeta dos Macacos, eles farão uma dissertação sobre a impressão do projeto Cine ALE Cidadania e o que o filme pode ensinar na vida deles”, contou.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR