Pular para o conteúdo

ESPORTE Projeto garante incentivos para Jogos Universitários em Roraima

Pelo projeto de lei, os Jogos Universitários de Roraima deverão ser realizados entre os meses de março a julho.

Com a finalidade de impulsionar o desporto universitário, o Projeto de Lei 022/17, que institui os Jogos Universitários de Roraima (JURR) no calendário oficial de eventos do Estado, deverá entrar na pauta para votação na próxima sessão ordinária da Assembleia Legislativa. A matéria é de autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e George Melo (PSDC).

Sendo aprovado, a Federação Universitária de Esportes de Roraima poderá ter acesso ao repasse de verbas federais provenientes da Lei Pelé, que já são destinadas ao desporto universitário e repassadas ao Executivo Estadual, anualmente.

Conforme o deputado Jalser Renier, “a iniciativa irá garantir que estes recursos sejam utilizados na organização e execução dos jogos, como forma não somente de promover o desporto, mas, também de formar atletas e equipes de alto nível para representar Roraima no âmbito nacional”.

O projeto prevê que a Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUERR) tenha assegurado o repasse do percentual de 5% dos recursos federais destinados ao desporto universitário, até a primeira quinzena do mês de março do ano subsequente. Os recursos são para realização, organização e execução dos Jogos Universitários de Roraima e também para viabilização da participação da delegação roraimense no evento nacional.

A distância de Roraima dos grandes centros, segundo explicou o deputado George Melo, exige planejamento para viagem. Quando isso se trata em participar de eventos nacionais, por exemplo, conforme explicou, o planejamento precisa ser feito com antecedência para comprar as passagens com menor preço. “É preciso que se dê condições para que as federações possam se organizar”, afirmou o parlamentar defendendo a aprovação do projeto.

Ele acrescentou que, com recursos para realizar o planejamento da participação dos atletas nas competições fora de Roraima, haverá melhor participação. “Já tivemos um atleta olímpico aqui de Roraima, o Thiago Maia, que hoje é jogador do Santos. Espero que vários Thiagos saiam desse projeto universitário também”, disse o deputado George Melo.

Pelo projeto de lei, os Jogos Universitários de Roraima deverão ser realizados entre os meses de março a julho. O evento tem a finalidade de desenvolver o desporto universitário e propiciar a interação e integração esportiva entre jovens e adultos estudantes das diversas faculdades e universidades de Roraima. Também inclui o intercâmbio esportivo entre os municípios, bem como a formação de atletas.

Por Shirleide Vasconcelos
SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas