Pular para o conteúdo

Angela Águida leva projetos de empreendedorismo para estudantes de Rorainópolis

Para aplicar os projetos, a escola utilizará os temas em todas as disciplinas.

Estudantes de 11 a 14 anos da Escola Padre Eugênio Possamai, em Rorainópolis, estão participando dos projetos sociais Verde Vivo, Carijóe Movimento e Saúde. Essa iniciativa é da deputada Angela Águida Portella (PSC), e tem o objetivo de estimular o empreendedorismo social e despertar o interesse pelo agronegócio, por meio da horta e avicultura. A ação também oferece o bem-estar dos alunos por meio do esporte, com oficina de handball masculino e feminino.

Segundo a parlamentar, Rorainópolis foi escolhido para o projeto-piloto pela questão vocacional na área agrícola. “Queremos despertar nos alunos – crianças e adolescentes – não só o amor pelo meio ambiente, natureza, mas também o respeito pelo empreendimento rural”, ressaltou.

A parlamentar enfatizou que, por meio do projeto, será possível mostrar aos alunos o valor do trabalho dos pais deles, que são, geralmente, moradores das vicinais, produtores, agricultores empresariais ou da agricultura familiar. “Este é um trabalho digno, bonito e viável economicamente e eles [os alunos] podem abraçar juntos e valorizar ainda mais essas atividades”, acrescentou.

Para aplicar os projetos, a escola utilizará os temas em todas as disciplinas. No caso da horta e da avicultura, por exemplo, os estudantes aprenderão sobre a importância do agronegócio.O que for produzido será utilizado para o complemento da merenda escolar e ainda na geração de renda. Para o desenvolvimento desses projetos, a deputada entregou a horta, o aviário e uniformes para os alunos que participarão dos três projetos, que têm como parceiros a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Segundo Angela Águida, durante o ano haverá palestras na escola para valorização das pessoas (alunos e professores) e também para acompanhamento dos projetos, que inclui a parte educacional e também expectativa de futuro para os estudantes. Além de Rorainópolis, outros municípios com vocação agrícola também serão contemplados com essa iniciativa social. Os próximos serão: Iracema e São Luiz.

“Fazer esse trabalho social é gratificante porque podemos trocar ideias e experiências com as pessoas e mostrar que a política é coisa boa e pode ser levada a sério. Nosso papel não é só de representatividade, mas da coo-responsabilidade social que é muito importante”, concluiu a deputada Angela.

Por Shirleide Vasconcelos
SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas